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Nem tudo é mau quando se trata de lidar com pessoas diariamente no nosso local de trabalho. No meu trabalho, se não estou em erro, temos portugueses e mais 3 nacionalidades. Torna-se bom no sentido de conhecermos um pouco de diversas culturas e partilharmos experiências e nos ajudarmos mutuamente quando atendemos clientes que não são da nossa nacionalidade. Não se trata só da língua mãe ser diferente, com o tempo vamos aprendendo que cada nacionalidade quando pede um certo produto quer que seja servido de uma certa forma (não quer dizer que seja 100% certo mas digamos que é 85%).
Quando lidamos com todo o tipo de clientes, de todas as nacionalidades, apesar das diversidades tem os seus pontos favoráveis. Por exemplo, em questão das nossas línguas maternas serem diferentes, acabamos por aprender muito mais assim a conviver com as pessoas do que propriamente na escola. Por mim falo, eu em línguas era (e ainda sou, se bem que menos um bocadinho) um zero. Mas ao ouvir tantas vezes aquela língua no nosso dia-a-dia acabamos por fixar algum vocabulário e conseguirmos manter uma conversa, mesmo que básica, noutra língua. Falo principalmente no inglês, francês e espanhol que são as que consigo ouvir mais no meu local de trabalho. De qualquer forma, não desisto de tentar aprender, com os próprios clientes, outras línguas. Sejam elas quais forem, pelo menos o obrigada e um "olá" gosto de saber dizer na língua materna da pessoa que está a ser atendida. Chamem-lhe mania, não importa. Nem sempre estou com disposição para isto, é certo, mas quando estou não tenho qualquer problema em questionar o cliente sobre como se diz isto ou aquilo na sua língua. As vezes que se proporcionou isto, os clientes acabavam a querer ensinar mais qualquer coisa e quererem aprender também a nossa, o que sinceramente é bom... como costumo ouvir dizer... "em Roma sê romano"!
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