Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Atendimento ao público

por ✓MS, em 14.11.22

Para quem, como eu, trabalha com o atendimento ao público em restauração (e acredito que quem trabalha com atendimento ao público em geral) vai entender do que vou falar.

Há momentos que nos apetece parar de atender o cliente, pela falta de educação do mesmo, porque fazem de conta que não entendem o que dizemos, querem exigências de algo que não nos é possível mudar ou a empresa não nos permite tal alteração.

Vejamos, a "imagem de uma marca" é suposto ser mantida por quem nela trabalha. É verdade que o cliente a consumir está a contribuir para que o nosso ordenado ao final do mês seja pago. De qualquer forma não podemos facilitar sempre a vida do cliente. E o facto de facilitarmos uma vez, não é sinonimo de que o mesmo cliente (ou outro qualquer) irá ser facilitado de todas as vezes que frequentar o estabelecimento. Se a marca exige que o produto seja vendido de uma certa forma, por exemplo se aquela sanduíche é SÓ com frango, não é suposto ser vendido com peixe. Este é um exemplo básico que estou a dar apenas para que entendam que muitas vezes um "não" da parte de quem está atrás do balcão não significa que nós não queremos facilitar, significa que temos superiores que não nos permitem esse facilitismo.
Muitas vezes já conhecemos os clientes que querem constantemente essas mudanças, uma vez não são vezes certo? Hoje a equipa pode facilitar e ceder ao pedido do cliente, mas não significa que amanhã iremos ceder novamente. E isto não quer dizer que não nos importamos com o cliente, apenas significa que cumprimos ordens de quem manda em nós. E de todo, o cliente não tem sempre razão. E na grande maioria das vezes que o cliente até pode ter razão, acaba por a perder pela forma como trata os funcionários que estão a tentar resolver a questão ou a explicar o seu funcionamento.
A má educação do cliente não vai fazer com que quem está dentro da loja vá facilitar mais rápido. Maioria das vezes só vai ajudar que a resposta se mantenha "não podemos alterar o produto original". Posso garantir que grande maioria das vezes, se o cliente for simpático e bem educado nós iremos facilitar. Mas, se vierem dizer "ontem o seu colega facilitou", nós sabemos perfeitamente quando estão a mentir, sabemos perfeitamente quando temos colegas que facilitam ou não. Portanto, não mintam, sejam simpáticos e tentem entender quem está atrás do balcão a cumprir ordens da empresa que os contratou.
Muitas vezes as pessoas que trabalham nos cargos mais altos das empresas, passam pelas lojas e estão a observar se os seus funcionários cumprem com os procedimentos certos da empresa. Muitas das vezes quem está a trabalhar nem os conhece. Já se imaginaram a serem patrões, chefes ou outro cargo importante e observarem os vossos funcionários a não cumprir com as regras que vocês implementam na empresa? Será que gostavam?

Nunca se esqueçam, má educação não vai ajudar a que consigam o que querem!

Autoria e outros dados (tags, etc)

.



2 comentários

Imagem de perfil
O problema desses clientes é mesmo a falta de educação que os acompanha.
Imagem de perfil

✓MS a 14.11.2022

Completamente! Por vezes gostava de trocar de lugar com eles para ganharem noção das coisas e mudarem de atitude.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens