Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Bullying

por ✓MS, em 20.09.14

Uma das coisas que existem cada vez mais neste mundo (como é possível??{#emotions_dlg.amazed}) e me deixa muito triste é o bullying, seja ele físico ou psicológico. Talvez me deixe mais triste do que a outras pessoas por ter sido vítima dele, do psicológico. Não sei se o psicológico é mais ou menos grave que o físico e sinceramente não me importa muito neste momento porque ambos são MUITO graves. Claro que, falando no meu caso, é complicado sentir-me indefesa e sem forma de me defender. Nem forças haviam para isso. No entanto também o bullying praticado de forma física deixa graves sequelas nas vítimas e até o medo de enfrentar as pessoas (e também em defender-se), tal como no psicológico.

Eu disse muitas vezes para mim mesma que preferia que me dessem um murro na cara, porque eu me iria enfurecer e defender-me, que a marca do murro passado uns dias desaparecia enquanto que as psicológicas NUNCA desapareceram. Ainda hoje as tenho na minha vida bem presentes (as marcas claro) e nem sempre é fácil conviver com elas diariamente e saber lidar com elas.

Uma das outras coisas que me irrita tanto é ninguém ter a brilhante ideia de no universo escolar (falo da escola porque é um dos locais onde mais é praticado o bullying) não existirem funcionários e professores capazes de entenderem os sinais que todas as vitimas transmitem (umas mais que outras, mas todas transmitem) e as protegerem. É um mito gigante dizerem que os professores estão atentos a esses alunos, mas a realidade é que não estão! Os funcionários das escola acabam por ter medo dos alunos que as tratam extremamente mal, gozam e insultam. Os professores ignoram, fingem não ver ou simplesmente não abrem os olhos e olham em sua volta. Os colegas? esses são os primeiros a saltar fora do barco quando o vêm afundar.

Infelizmente hoje em dia nas escolas o que conta é formar grupos, não importa se eles identificam entre eles o importante é integrarem um grupo, se formos a observar quase todos "gunas" como lhes chama a sociedade. Mas no entanto não são SÓ (mas na sua maioria são os gunas sim) eles que gozam com os outros e praticam bullying. Muitas vezes aqueles que aparentam ser das melhores famílias, são os que mais discriminam os outros.

Até a própria família das vítimas não está preparada para ver um filho/familiar e identificar que ele está com um problema sério. Falo por mim e outros casos que observei também. Muitas vezes as vitimas de bullying são vistas como as "coitadinhas", mas no fundo são as mais lutadoras. Muitas delas aguentam anos e anos em silêncio. Posso dizer, por experiência própria, que é psicologicamente cansativo superar anos a sofrer de bullying.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

.



1 comentário

Imagem de perfil

margaux a 22.09.2014

Concordo com tudo o que disseste. Eu também sofri de bullying na escola e o "engraçado" é que até uma professora ajudou nisto....

Deixo-te aqui o trailer de um documentário muito interessante que fizeram nos EUA sobre isto:
http://www.youtube.com/watch?v=eUy2ZWoStr0
http://www.imdb.com/title/tt1682181/?ref_=nv_sr_3

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens