Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Bullying

por ✓MS, em 20.09.14

Uma das coisas que existem cada vez mais neste mundo (como é possível??{#emotions_dlg.amazed}) e me deixa muito triste é o bullying, seja ele físico ou psicológico. Talvez me deixe mais triste do que a outras pessoas por ter sido vítima dele, do psicológico. Não sei se o psicológico é mais ou menos grave que o físico e sinceramente não me importa muito neste momento porque ambos são MUITO graves. Claro que, falando no meu caso, é complicado sentir-me indefesa e sem forma de me defender. Nem forças haviam para isso. No entanto também o bullying praticado de forma física deixa graves sequelas nas vítimas e até o medo de enfrentar as pessoas (e também em defender-se), tal como no psicológico.

Eu disse muitas vezes para mim mesma que preferia que me dessem um murro na cara, porque eu me iria enfurecer e defender-me, que a marca do murro passado uns dias desaparecia enquanto que as psicológicas NUNCA desapareceram. Ainda hoje as tenho na minha vida bem presentes (as marcas claro) e nem sempre é fácil conviver com elas diariamente e saber lidar com elas.

Uma das outras coisas que me irrita tanto é ninguém ter a brilhante ideia de no universo escolar (falo da escola porque é um dos locais onde mais é praticado o bullying) não existirem funcionários e professores capazes de entenderem os sinais que todas as vitimas transmitem (umas mais que outras, mas todas transmitem) e as protegerem. É um mito gigante dizerem que os professores estão atentos a esses alunos, mas a realidade é que não estão! Os funcionários das escola acabam por ter medo dos alunos que as tratam extremamente mal, gozam e insultam. Os professores ignoram, fingem não ver ou simplesmente não abrem os olhos e olham em sua volta. Os colegas? esses são os primeiros a saltar fora do barco quando o vêm afundar.

Infelizmente hoje em dia nas escolas o que conta é formar grupos, não importa se eles identificam entre eles o importante é integrarem um grupo, se formos a observar quase todos "gunas" como lhes chama a sociedade. Mas no entanto não são SÓ (mas na sua maioria são os gunas sim) eles que gozam com os outros e praticam bullying. Muitas vezes aqueles que aparentam ser das melhores famílias, são os que mais discriminam os outros.

Até a própria família das vítimas não está preparada para ver um filho/familiar e identificar que ele está com um problema sério. Falo por mim e outros casos que observei também. Muitas vezes as vitimas de bullying são vistas como as "coitadinhas", mas no fundo são as mais lutadoras. Muitas delas aguentam anos e anos em silêncio. Posso dizer, por experiência própria, que é psicologicamente cansativo superar anos a sofrer de bullying.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

.



6 comentários

Imagem de perfil

Maria Araújo a 22.09.2014

Parabéns por este post e estou do seu lado.
Infelizmente, sofri do mesmo e calei-me.
Força!
Parabéns pelo destaque.

Imagem de perfil

✓MS a 22.09.2014

Obrigada!
o importante é não ficarmos calados e falar!
boa semana
Imagem de perfil

margaux a 22.09.2014

Concordo com tudo o que disseste. Eu também sofri de bullying na escola e o "engraçado" é que até uma professora ajudou nisto....

Deixo-te aqui o trailer de um documentário muito interessante que fizeram nos EUA sobre isto:
http://www.youtube.com/watch?v=eUy2ZWoStr0
http://www.imdb.com/title/tt1682181/?ref_=nv_sr_3
Imagem de perfil

✓MS a 22.09.2014

irei ver, obrigada pela partilha.
também tive uma professora qur contribuia para o mau ambiente, meu neste caso.

as pessoas são crueis de mais.

boa semana.
Imagem de perfil

B♥ a 08.11.2014

Felizmente já passou!
Não podes deixar que ninguém te rebaixe!
Imagem de perfil

✓MS a 08.11.2014

Sim, já passou.
Só me dá revolta existirem crianças e jovens na mesma situação e mesmo em piores situações do que eu estive...

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens